sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Setembro 2016 - Caminho do Xisto da Lousã - PR2 LSA

Setembro pedia umas caminhadas, e nada melhor que explorar a tão in voga Serra Lousã. Território conhecido para ele, para ela nem por isso.

Numa bela manhã de sábado, depois de alguma pesquisa de percursos, rumaram à Lousã com o intuito de fazer o PR4 LSA, até que chegados ao Candal, constataram que o mesmo não é circular, mas sim linear - erro de principiante -  o mais fácil é optar sempre por percursos circulares, de forma a manter o ponto de partida e de chegada.
Mudança breve de planos, PR2, circular. siga.

O outono tinha acabado de chegar, e já se fazia sentir pelo frio matinal, e pela humidade do terreno. Os primeiros quilómetros deste percurso, foram numa zona de vegetação muito densa, onde os raios de sol, mal conseguiam penetrar. Apesar do fresquinho que se fazia sentir, rapidamente o calor chegou com a intensidade da caminhada.

Depois de umas belas subidas e outras tantas escorregadelas, chegaram ao Talasnal, uma linda e maravilhosa aldeia do Xisto, cheia de casinhas, recantos e segredos. Perderam algum tempo por ali, mas seguiram caminho. Seguiram caminho mas não o percurso, a certa altura viram uma placa que indicava Chiqueiro, não fazia bem parte do plano, mas lá fizeram o desvio.

O caminho fez-se com saltos e cordas, muita conversa, até que chegaram a uma minúscula aldeia, com meia dúzia de casa, dois habitantes e um gato. Um bom local para fazer um leve piquenique.

O regresso fez-se novamente com saltos e cordas, caminhos e terra e estrada, até que chegaram ao Casal Novo, mais um mágico recanto de casinhas de pedra.

É um percurso, intenso, bem marcado e bem bonito. Respira-se natureza e inspira-se amor.

Deixo aqui o link do percurso: https://aldeiasdoxisto.pt/percurso/2261













Sem comentários:

Enviar um comentário